Verniz ou Velatura?

Vernizes e velaturas. Dois produtos, um só ponto em comum: acabamento de madeiras.

Os conceitos são diferentes, embora voltados a uma mesma finalidade:

O Verniz é um acabamento de “poro fechado” formador de filme, que cria uma película de proteção espessa e esconde os veios da madeira sob uma camada encorpada do produto.

As Velaturas são impregnantes da madeira que apresentam um acabamento de “poro aberto”, penetram nas suas fibras e as nutrem com agente fungicida, têm baixa formação de filme e acompanham os movimentos naturais da madeira sem descascar.

 A ilustração abaixo, mostra como a película de verniz tapa os microporos e altera a textura natural da madeira, enquanto que a velatura acompanha o relevo da superfície do material, mantendo sua textura original.

A VernizCasa presta serviços de manutenção e aconselhamento para promover a durabilidade das suas madeiras, contacte-nos

Diferenças entre Velatura e Verniz

A grande diferença para o consumidor é na manutenção da madeira. Os produtos formadores de filme descascam  e dependendo do estado de degradação em que se encontram, podem exigir uma remoção completa da aplicação antiga, antes da aplicação de uma nova.

Estes são os fatores externos que afetam a qualidade e longevidade da madeira:

  • Luz
  • Chuva
  • Gelo
  • Variações térmicas
  • Contaminação de fungos
  • Ataque de insectos

 Acontece ainda que determinadas madeiras, pela sua natureza, produzem substancias que migram continuamente para a superfície e atacam a película do envernizamento. 

Uma das diferenças entre vernizes e lasures (velaturas) está na durabilidade e facilidade de manutenção. Embora os vernizes tenham uma maior durabilidade e resistência, os lasures ou velaturas conferem à madeira um aspecto mais natural e tanto a sua aplicação como manutenção são fáceis, pelo que qualquer pessoa  pode proceder a renovações de madeiras exteriores.

Velaturas

Verniz aquoso

Este tipo de verniz é ecológico e não contem solventes.

 Os produtos aquosos são menos sensíveis às resinas e outras substâncias que saem de certas madeiras.

O verniz aquoso respeita o ambiente

Verniz solvente

Os produtos à base de solventes têm uma maior capacidade de penetrar na madeira, o que os torna mais indicados para madeiras densas e pouco porosas, mas não resinosas, uma vez que os vernizes são mais sensíveis às resinas das madeiras.

As madeiras exóticas contêm substâncias que por vezes atrasam a secagem dos vernizes solventes, o mesmo não acontece com os vernizes aquosos.

Óleo teca

Aceite Teca ou Mistura de azeites naturais para a nutrição e proteção de madeiras sem vernizes reforçado com agentes e filtro ultravioleta, é principalmente utilizado em madeiras exóticas e na manutenção de decks de madeira.

A VernizCasa presta serviços de manutenção e aconselhamento para promover a durabilidade das suas madeiras, contacte-nos

SOBRE

Especialistas em Tratamentos de Madeiras

Somos especialistas na manutenção de casas de madeira, utilizamos as melhores técnicas de pintura e envernizamento em madeira exterior e somos rigorosos nos orçamentos.

SERVIÇOS

Manutenção Madeiras
Limpeza e Tratamentos da Madeira
Envernizamentos Madeira Exterior
Pintura Casas de Madeira
Tratamento de Decks de Madeira

CONTATOS

Estamos à sua disposição para lhe oferecer aconselhamento especializado e implementação dos melhores tratamentos para as suas madeiras.

+351 928 034 972
vernizcasa@sapo.pt
facebook.com/vernizcasa

Scroll to Top