Manutenção da Madeira
Perguntas Frequentes

Uma casa de madeira bem desenhada requer menos manutenção.

Construção de Casas de Madeira: Dicas

Orientação das fachadas.

A melhor maneira de manter adequadamente a sua casa começa com as escolhas de design que minimizem a exposição de parede e forneçam proteção contra os elementos. Considere a adição de saliências do telhado e estenção de varandas e dê especial atenção à lateral da sua casa, que como tem maior exposição ao sol precisa de mais proteção.

Importância de uma boa ventilação.

A ventilação desempenha um papel especialmente importante nas fachadas de madeira pois impede a penetração de humidade na estrutura, facilita o escoamento de água e só uma boa circulação de ar permite uma secagem mais rápida das várias partes da madeira.

Espécies naturalmente resistentes.

Enquanto que em alguns países com climas particularmente agressivos (como na Escandinávia) é prática não tratar a madeira pois os insetos não conseguem suportar o frio extremo, o mesmo já não acontece em Portugal onde o clima é temperado o que requer tratamento preventivo fungicida, insecticida, e em algumas regiões o anti-térmita.

O tratamento fungicida evita o aparecimento de fungos que crescem apenas quando os níveis de humidade de madeira ultrapassam os 20%, já o tratamento insecticida protege a madeira contra o ataque de insectos existindo o tratamento de carácter preventivo e o tratamento de carácter curativo.

Aliado ao combate ao bicho da madeira com o devido tratamento de madeira exterior deve existir uma manutenção exterior da casa de madeira aliando o processo tecnológico e científico em todas as áreas combinadas.

Manutenção Casas de Madeira:

Lavagem das paredes da Casa de Madeira:

A sujidade é a causa mais comum de descoloração das paredes das casas de madeira devendo estas ser limpas anualmente utilizando água morna, sabão e uma escova de cerdas macias.

Para uma correcta manutenção da madeira, quaisquer manchas provocadas por caracóis, nidificação de aves ou pólens e pós devem ser lavadas como mencionado acima.

A limpeza de madeiras exteriores, em casas de madeira, deve ser feita de cima para baixo.

Dicas de Manutenção e Limpeza de Casas de Madeira

  1. Desenvolver um cronograma onde deve registar, com base nas instruções do fabricante e respectivas diretrizes de garantia, todas as necessidades do exterior da casa de madeira. Verificar e registar possíveis diferenças no acabamento das madeiras, especialmente no lado ensolarado da casa. Deve utilizar sempre os mesmos produtos e seguir as instruções do fabricante.
  2. Componentes de plástico: portas, janelas, calhas, etc., devem também ser limpos anualmente. Deve escolher um produto de limpeza que ajude na higienização bem como manutenção, aumentando a resistência a intempéries. Estes componentes podem ter de ser substituídos, pois como componentes que são não têm o mesmo tempo de vida da estrutura da casa em madeira. Recomenda-se a verificação do estado das portas, janela e calhas, pelo menos uma vez por ano.
  3. As dobradiças de portas e janelas também devem ser verificados anualmente uma vez que o mau funcionamento destas pode levar à deformação permanente das portas ou janelas das casas de madeira. Recomendamos que seja aplicado um lubrificante adequado sobre elas.
  4. Paralelamente deve verificar a estanquidade ao ar das portas e janelas verificando e corrigindo, se necessário, o estado das juntas e das fitas de calafetação.
  5. A integridade dos revestimentos protetores externos da casa em madeira, deve também ser observado anualmente:
    • Estado do telhado: As caleiras estão em boas condições? Há acumulação de musgo? A recomendação é de que sejam limpos uma vez por ano.
    • As sarjetas e algerozes estão desobstruídos? A recomendação é de que sejam limpos uma vez por ano.
    • É visível o aparecimento de condensação ou humidade penetrante? A recomendação é de que seja feita a reparação ou restauro o mais rapidamente possível.
    • Surgimento de manchas de ferrugem? Por vezes aparecem como manchas pretas escuras e listras verticais, sendo muitas vezes causados pela utilização indevida de pregos ou parafusos que não são galvanizados que em contato com a humidade oxidam, deixando essas marcas ou estrias. Recomendamos, como tratamento de madeira exterior, a sua remoção que se consegue dissolvendo ácido oxálico, disponível em lojas da especialidade, com água quente, conforme indicado na embalagem.
Evite a manutenção da madeira tardia e/ou a alta restauração da casa em madeira

A importância da manutenção torna-se evidente para muitas pessoas quando já é tarde demais. A podridão da madeira é um dos problemas extremos das casas em madeira que entre outros, requer uma renovação ou restauração crítica.

A VernizCasa presta serviços de manutenção e aconselhamento para promover a durabilidade das suas madeiras, a nossa equipa de especialistas em Manutenção de Casas em Madeira está ao seu dispor para qualquer esclarecimento ou pedido de orçamento. Por favor contacte-nos aqui.


Tratamento Madeira Exterior – Perguntas Frequentes

A madeira devido à sua natureza, é um material que está sujeito a ataques de agentes exteriores tais como o sol, chuva, vento, etc. Assim, para se manter sempre bonita e saudável deverá ser devidamente protegida e frequentemente tratada.
Encontra resposta para algumas das questões mais frequentes, aqui.




SOBRE

Especialistas em Tratamentos de Madeiras

Somos especialistas na manutenção de casas de madeira, utilizamos as melhores técnicas de pintura e envernizamento em madeira exterior e somos rigorosos nos orçamentos.

SERVIÇOS

Manutenção Madeiras
Limpeza e Tratamentos da Madeira
Envernizamentos Madeira Exterior
Pintura Casas de Madeira
Tratamento de Decks de Madeira

CONTATOS

Estamos à sua disposição para lhe oferecer aconselhamento especializado e implementação dos melhores tratamentos para as suas madeiras.

+351 928 034 972
vernizcasa@sapo.pt
facebook.com/vernizcasa

Scroll to Top